sábado, 30 de janeiro de 2010

A CURA DAS MEMORIAS DOLOROSAS

Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova; agora está saindo à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo. Is. 43:18,19

Memórias dolorosas ou feridas interiores nada mais são do que o terror solidificado na mente, material que Satanás poderá certamente usar para nos afligir, desviar-nos do projetos de Deus para nossa vida ou impedir a vida abundante em Cristo Jesus.

Quantos carregam consigo as mais terríveis lembranças; aquelas que estão arquivadas no inconsciente “ como se fossem um arquivo morto”. Na verdade não são memórias mortas, mas apenas aprisionadas em algum lugar entre o esquecimento e a consciência. Outros trazem dentro de si sentimentos e emoções que não conseguem saber por que existem mas que foram provavelmente geradas numa determinada época da vida em que, reprimidas ou recalcadas não foram vivenciadas e desta forma acabam se manifestando através de sintomas que para os quais não se encontram explicações lógicas: emoções desconfortantes, desajustes comportamentais, falta de crescimento pessoal e também espiritual, gerando uma existência de sofrimento e frustração. Temos compartilhado por longos anos da dor e aflição daqueles que passaram por situações semelhantes mas que venceram pelo poder terapêutico da Palavra de Deus, pois “ o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo Hb.9:14 .

Muitos de nós procuram tirar da mente as lembranças penosas. Elas não se curam com a simples passagem do tempo, como uma ferida infeccionada também não sara desse modo. Memórias solidificadas na mente se desenvolvem internamente e como uma infeção se alastram para outros pontos, afetando e nos adoecendo. Isso acontece também com as experiências desagradáveis, em especial as registradas durante os anos importantes da primeira infância e adolescência. Nos casos graves, pode ocorrer a dissociação: renunciamos aspectos da nossa personalidade por conta da incapacidade de nos perdoar e nos aceitar. Este tipo de sentimento fica guardado num recanto da consciência, não podendo ser confrontado ou evocado equanto memória incapaz de se acessar quando requerida pelo consciente. Quanto mais tentamos manter as memórias negativas fora de alcance do consciente, mais poderosas elas se tornam através dos sintomas. Uma vez que não conseguimos acessar essas memórias aprisionadas no inconsciêntes elas se insinuam em nossa personalidade (corpo, mente e espírito) de maneira subliminar mas destrutiva.

No entanto, a graça Salvadora de Jesus veio prover também na Cruz do Calvário cura para tais memórias dolorosas. Quando permitimos que o Espírito sonde o nosso coração, perscrute a nossa alma e nos conduza a perdoar àqueles que nos feriram, somos capazes de estabelecer a paz que excede todo entendimento em nosso interior e passaremos a ter uma vida frutífera e abundandante. Verdadeiramente Aquele que está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas já passaram eis que tudo se faz novo. I Co.5:17. Esta não é apenas uma posição teológica, mas passa a ser real para nós na medida em que temos um relacionamento intenso com Deus, não apenas de “Cultos de Poder” ou ministrações espetaculares, mas uma vida contínua e diária com o Autor da nossa Salvação. A cada dia Deus está fazendo algo novo na nossa vida, mas para perceber é preciso antes cortar as amarras de um passado que nos tenha trazido dor. A repetição dos efeitos da situação traumática realmente nos impede de vermos os rios no deserto, água que pode nos alimentar e refrigerar nossa alma e um “caminho no ermo” a direção para uma vida antes sem sentido. Meu desejo é que cada um dos leitores possam iniciar este processo rumo à completa libertação dos efeitos da dor causada por memórias solidificadas no inconsciente. Silvia Rodrigues, Psicóloga Clinica

2 comentários:

  1. QUE BENÇÃO PRa SÍLVIA... DEUS TE ABENÇÕE SEMPRE!!!


    DE: ALESSANDRA IGREJA DO NAZARENO DE MESQUITA RIO DE JANEIRO

    ResponderExcluir
  2. Oseu programa é sempre valioso e uma benção na mnha vida.

    ResponderExcluir