TEMPERAMENTOS CONTROLADOS

 por Pr.a Silvia Regina Rodrigues


Todos queremos ter uma personalidade melhor, em nossas fantasias nos imaginamos transformados em deslumbrantes e elegantes pessoas. 
Existem seminários de orientação que prometem transformar pessoas caladas em poderosos palestrantes dentro de poucas horas; ou um curso para fortalecer nossa sensibilidade na qual abrirá um futuro fantástico. Vamos esperando milagres e voltamos frustrados.
Não enquadramos nos moldes apresentados como modelo, temos diferentes desejos, capacidades e temperamentos, e não podemos ser tratados da mesma maneira.
Não existem duas personalidades idênticas, somos pessoas distintas. Todos nascemos com nossos pontos fortes e fracos e nenhuma fórmula mágica muda isto em nós.
Até que reconheçamos que cada pessoa é única, não podemos entender como outras pessoas podem assistir ao mesmo seminário, escutar o mesmo palestrante durante a mesma quantidade de tempo e todos chegar a diferentes níveis de resultado.
Enriqueça sua personalidade tratando cada pessoa como uma combinação individual , os quatro temperamentos básicos nos anima a conhecer o verdadeiro eu antes de tentar mudar as manifestações do nosso temperamento.
Cada um de nós somos únicos: nascemos com uma combinação de características das quais nos fazem distintos de nossos irmãos e irmãs. Ano após ano sendo martelado, golpeado, cortado, lixado e polido como uma pedra que será transformada em obra de arte. Quando pensávamos que éramos perfeitos, alguém começa a moldar – nos de novo. Um dia somos admirados , outro somos ignorados. Todos nascemos com nossos próprios rasgos temperamentais, nossa obra prima, a pedra bruta, nossa classe de pedra: alguns somos como o granito, outros como mármore, outros como pedra arenosa e outros como cascalho. A classe de pedra com que somos feitos não muda, porém pode ser transformada. Assim é com as nossa personalidade. Começamos com um temperamento exclusivo, herdado dos nossos pais. Algumas das nossas qualidades são belas como ouro, outros tem defeitos como metal oxidado. Nossas circunstancias, o quociente de inteligência, a nacionalidade, a situação econômica, o meio ambiente e a influencia de nossos pais são fatores que moldam a nossa personalidade , no entanto a pedra básica continua a mesma.
Meu temperamento é o “eu ” “verdadeiro” ; minha personalidade e a fachada com que cubro o meu verdadeiro eu. Pela manha posso olhar no espelho e ver um rosto não muito atrativo , um cabelo desarrumado num corpo gordo. Afortunadamente posso aplicar maquiagem para dar vida ao rosto, posso arrumar o cabelo usando um frisador, e posso colocar um vestido que pode disfarçar minhas gordurinhas. Posso tomar o verdadeiro eu e adorná-lo , mas não posso muda-lo permanentemente.
Para melhorar nossa personalidade precisamos saber:
de QUE somos feitos
QUEM somos realmente
POR QUE reagimos como reagimos
nossos PONTOS FORTES e como desenvolve-los
nossas DEBILIDADES e como supera-las.
Esse conhecimento dando-nos o por que de muitas coisas que se passam em nós, é um poderoso agente da nossa saúde mental, espiritual e física. A compreensão, a aceitação ou não-aceitaçao , é o meio caminho andado para o equilíbrio interior e para a perfeição integral do homem.

Como começar:

1. Examinar nossos pontos fortes e débeis e aprender a realçar os aspectos positivos do nosso temperamento e eliminar os negativos.

2. Compreender as outras pessoas e entender que o fato dela ser diferente não significa que ela está errada.

Há porem um fator que precisamos reconhecer: O Medo. Hoje sabe-se que o medo tem nas maioria das pessoas reações conscientes ou inconscientes, que criam problemas ou agravam problemas já existentes.
O desamor, o orgulho, a soberba em relação a Deus e aos homens . para estes males o antídoto está em Gl. 5: 22-23 , somos novas criaturas 2Co. 5:17, não condicionadas a circunstancias, a antecedentes, a impulsos incontroláveis, mas libertas, pela ação onipotente do Santificador.
Onde há o Espirito do Senhor, aí há liberdade. 2Cor. 3:17.
Não há nada mais fascinante a respeito do homem que o seu temperamento! O temperamento dá ao homem forças e fraquezas. Deus concedeu o Espirito Santo ao cristão, ele pode melhorar as forças do homem e vencer as suas fraquezas.
O temperamento é a combinação de características com as quais nascemos; o carretar é o nosso temperamento “civilizado”; e a personalidade é o “rosto” que mostramos ao próximo.
Para descobrir nossa matéria prima e compreender nossos temperamentos básicos, examinaremos os tipos de temperamentos proposto por Hipócrates séculos passados.
Nos divertiremos com os sangüíneos( que explodem em entusiasmo) ; ficaremos sérios com os melancólicos ( que buscam a perfeição), iremos adiante com os coléricos ( que são líderes natos), nos relaxaremos com os fleumáticos( que estão felizmente de bem com a vida).

2. O QUE É O TEMPERAMENTO?

O temperamento é a combinação de características que herdamos de nossos pais. Não é a única influencia sobre as nossas vidas, entretanto é a influência número um na vida de uma pessoa, pois nos acompanha por toda a vida. Rm. 7:18-20 – o “eu’’ de cada pessoa .

3. OS QUATRO TEMPERAMENTOS BÁSICOS

SANGÚINEO - Popular – Faísca

COLÉRICO - Líder – Rocha

MELANCOLICO – Amigável – Perfeccionista

FLEUMÁTICO – Analítico – Introspectivo 

4. AS DOZE COMBINAÇÕES DOS TEMPERAMENTOS : Porcentagem : 60/40

1. Sancol

2. SanMel

3. SanFle

4. ColSan

5. ColMel

6. ColFle

7. MelSan

8. MelCol

9. MelFle

10. FleSan

11. FleCol

12. FleMel



Variáveis Adicionais

1. Diferenças de porcentagem – Ex.: MelCol 60/40 diferente de um MelCol 80/20,

2. Fatos anteriores e treinamento infantil

3. Falta de objetividade nos seus testes de avaliação de temperamentos.

4. Nível de educação e o quociente de inteligência

5. A saúde e o metabolismo

6. Possibilidade da combinação de 03 temperamentos.

7. A motivação é o nome do jogo! Pv. 4:23

8. Uma vida controlada pelo Espirito Santo é um modificador de temperamento Restaurar as emoções de pessoas feridas, através da Palavra de Deus com unção , conhecimento e equilíbrio.


AVALIANDO OS PONTOS FORTES E FFRACOS DOS TEMPERAMENTOS
NEUTRALIZANDO SEUS PONTOS FRACOS
 ATRAVÉS DO ENCHIMENTO DO ESPIRITO DE DEUS

- FRUTIFICANDO NO ESPIRITO SANTO -  CAMINHANDO NO ESPIRITO SANTO
   Jo.1:12 – Rm.12:1-2 – 2Co.5:17 – Gl. 5:22-23 –